segunda-feira, 22 de outubro de 2007

FOLDER DA AIDS
















FOLDER BY LUANA



sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A tecnologia através das gerações

Computador, e-mail, Cd-rom, MP4... São apenas alguns dos instrumentos que podemos utilizar hoje para substituir o trabalho manual. Antes, fazia-se um trabalho escrito à mão, hoje, basta digitar e imprimir. Se quiser, envie por e-mail a alguém do outro lado do mundo.
Hoje passamos horas no computador, às vezes a maior parte do nosso dia. Direta ou indiretamente, a tecnologia vem entrando nas casas e fazendo mudanças nos costumes, e até na convivência entre as pessoas. É também, uma forma de se expressar, expôr os sentimentos através de um trabalho feito no computador. Podemos afirmar, a tecnologia está rompendo fronteiras e transformando culturas.

Késsia Gonçalves BH

AIDS

A aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla é proveniente do inglês - Human Immunodeficiency Virus. Também do inglês deriva a sigla AIDS, Acquired Immune Deficiency Syndrome, que em português quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Síndrome Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença. Imunodeficiência Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc.
Adquirida Não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV). O HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do nosso organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido. Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a aids já pode ser considerada uma doença crônica. Isto significa que uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus, por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal. Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.

SINTOMAS
A aids não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. São eles: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. Com a progressão da doença e com o comprometimento do sistema imunológico do indivíduo, começam a surgir doenças oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso (toxoplasmose e as meningites, por exemplo).



FORMAS DE CONTAGIO

HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno.
sexo vaginal sem camisinha
sexo anal sem camisinha
sexo oral sem camisinha
uso da mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa
transfusão de sangue contaminado
mãe infectada pode passar o HIV para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação
Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados
sexo, desde que se use corretamente a camisinha
masturbação a dois
beijo no rosto ou na boca
suor e lágrima
picada de inseto
aperto de mão ou abraço
talheres / copos
assento de ônibus
piscina, banheiros, pelo ar
doação de sangue
sabonete / toalha / lençóis



PREVENCAO

Diversos estudos confirmam a eficiência do preservativo na prevenção da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Em um estudo realizado recentemente na Universidade de Wisconsin (EUA), demonstrou-se que o correto e sistemático uso de preservativos em todas as relações sexuais apresenta uma eficácia estimada em 90-95% na prevenção da transmissão do HIV. Os autores desse estudo sugerem uma relação linear entre a freqüência do uso de preservativos e a redução do risco de transmissão, ou seja, quanto mais se usa a camisinha menor é o risco de contrair o HIV.

Tecnologicamente pensando.

O mundo hoje está totalmente tecnológico desde escolas a igrejas,tudo hoje é computadorizado a relação com a tecnologia porporcionou que o homem tenha contato com o mundo em um click, que ele conheça o mundo sem sair de casa.
O computador proporcion que sejam feitas artes gráficas com tal perfeição que nos faz duvidar da frase : "Nada é igual,nada se repete.", também porporcionado que estes recursos se transformem um pouco e que um dia isso salve o mundo;voltando a arte o computador pode transformar uma mulher feia em uma deusa,basta saber usar seus recursos,ou alguns pixels em uma tela em branco se transformar em uma paisagem que sempre habitava a mente de alguém.
Hoje há lugares para se reunir e conversar sobre mesmos assuntos,sobre as descobertas,as culturas se mixando e se tornando uma só, as opiniões se reunindo em um conceito, e as descobertas do homem em como armazenar tais conceitos de forma segura e intocável.
A arte circula por todo lugar,depende dos olhos de quem vê.

Luana Oliveira, 15 anos Belo horizonte - Minas Gerais